como fazer muda de rosa do deserto com galhos

Como fazer uma muda de rosa do deserto com galhos

5 (100%) 1 vote

Olá amantes de flores e jardim, espero que esteja tudo ótimo com vocês! Hoje estou trazendo um dica super bacana, vou ensinar passo a passo, como fazer uma muda de rosa do deserto com galhos. Já ouvi algumas pessoas dizendo por aí que adeniuns (nome científico da rosa do deserto) não da mudas por estacas, isto é, não fazia mudinhas com os galhos que são retirados de plantas mais velhas. Talvez seja mais uma proteção comercial, lógico, vendem-se mais se tal mito permanecer, inclusive outro mito era que de mudas de galhos não formam caudex. Mas hoje irei esclarecer tudo isso e ainda vou te mostrar o passo a passo para fazer lindas mudas de rosa do deserto usando os galhos. Fica comigo até o final deste artigo blz…. 😍😄😃🌷

Como fazer muda da rosa do deserto com galho

Fazer mudas de rosa do deserto com galhos oferece alguns benefícios, pois se trata de um processo simples de ser realizado e com resultados garantidos.

Normalmente as mudas obtidas desta forma (estaquia) soltam suas flores mais rapidamente e normalmente em maiores quantidades e em lugares diferentes nas plantas.

mudas de rosa do deserto com galhos  A estaquia é uma forma simples de você obter várias mudas de rosa do deserto em um tempo menor, a medida que novas mudas vão surgindo você vai repetindo o processo e obtendo cada vez mais plantas.

Isto é ótimo para quem deseja comercializar as plantas, pois conseguirá as mudas facilmente e sem muito gasto e poderá vender por um bom preço.

Mas então vamos para o passo a passo onde você aprenderá como fazer uma muda de rosa do deserto com galhos das plantas que você já tem ai.

Vou falar um poucos das ferramentas utilizadas e dar todos os detalhes do processo, não tem segredo algum e você vai ver que é bem tranquilo.

Se tiver alguma dúvida entre em contato conosco Clique Aqui e envie sua dúvida.

Tirando mudas de rosa do deserto com galhos

A época mais indicada para realizar este processo é no verão. É preciso manter as novas mudas na sombra até que elas já tenham enraizado de vez, só depois do enraizamento é que se pode leva-las para o sol.

Outro cuidado essencial é a higienização das ferramentas utilizadas, de preferência faça a esterilização com fogo ou com hipoclorito de sódio, para não transmitir fungos que podem apodrecer a planta.

Ferramentas utilizadas para fazer mudas de rosa do deserto a partir dos galhos

1 – Você deve começar por arranjar uma tesoura de poda ou uma faca muito afiada, para não afetar as fibras da planta.

2 – Escolha um ramo com cerca de 12 centímetros de uma Rosa do deserto madura, retire as folhas encontradas entre a base e o meio do ramo, caso ele as possua.

Talvez este seja o ponto mais importante da estaquia, é preciso escolher um bom galho que esteja vistoso e forte para que ele não apodreça com a umidade antes de enraizar.

3 – Antes de cortar o ramo, prepare uma solução para estimular a enraização da estaca, assim como um recipiente. O recipiente não precisa ser definitivo por hora, você pode utilizar um copinho plástico descartável cortado no fundo, onde você colocará a terra e a seguir, o copo descartável sobre um outro, com a solução que já explicaremos como fazer.

4 – Utilize substratos para mudas de rosa do deserto para ajudar a enraização da nova estaca, um bom substrato deve conter a mistura de areia de beira de rio – não para todas as plantas, mas neste caso é muito eficaz – e misture-o com água e adubo. Se quiser utilizar hormônios, adicione-os a esta mistura.

Esta mistura deve ser depositada num copo de vidro ou de plástico, desde que este tenha maior diâmetro em comparação com o de plástico.

5 – Feita a mistura, prepare agora o copo de plástico com terra normal. De preferência não tão seca, mas também não muito úmida. Após completá-lo com terra, faça um furo na sua parte inferior, de forma que fique toda aberta, como se o copo fosse um anel muito comprido e cheio de terra dentro.

6 – Agora é a hora de cortar o ramo, faça conforme indicamos na “instrução 2”.

7 – Molhe o ramo na mistura, que deve estar num copo de vidro ou de plástico conforme indicamos, deposite o “anel” de plástico dentro deste copo, de forma que a mistura de dentro possa umedecer constantemente a terra, e deposite o ramo de Rosa do deserto na terra.

8 – Regue-a de forma que apenas umedeça a terra, mas esta rega não deve ser frequente, já que ela estará constantemente em contato com a mistura preparada.

A mistura, no entanto, deve ser trocada semanalmente e a sua quantidade não deve ser abundante.

9 – Quando a planta criar raízes, transplante-a para um vaso grande.

muda de rosa do deserto com galho

Geralmente as novas mudas vão levar de 15 dias a um mês para começar soltar suas raízes, se você seguir este passo a passo corretamente dificilmente algo dará errado, escolha bem o galho e tome cuidado com umidade excessiva pois isso pode causar o apodrecimento da muda.

Lembre-se que o substrato acelera bastante este processo. Leia este nosso artigo que fala sobre substrato para rosa do deserto.

Se gostou deste artigo compartilhe com seus amigos nas redes sociais! E se acha que faltou alguma coisa, se ficou com alguma dúvida ou quer elogiar o texto, deixe ai nos comentários!

Eu fico muito contente com seu comentário, é um estimulo para continuar com o trabalho…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *